09/07/2021
Como uma terapia tradicional aplicada por milhares de anos, a acupuntura tem atraído cada vez mais pesquisadores em todo o mundo.
Na teoria da Medicina Tradicional Chinesa, é proposto que a acupuntura pode fortalecer o organismo humano para que melhor possa resisistir às mais diferentes doenças, utilizando-se para tanto da introdução de agulhas em determinados pontos da superfície do nosso corpo.
O fato de a acupuntura aumentar a resistência está intimamente relacionado com o sistema imunológico, que possui um papel decisivo nos mecanismos de defesa e de manutenção da homeostase do nosso organismo.
Cada vez mais, as pesquisas demonstram que a acupuntura pode exercer um efeito regulador sobre a imunidade. Exemplos disto são o aumento da função imunológica anticâncer e anti-estresse propiciados pela acupuntura, bem como a sua evidente ação nas doenças inflamatórias.
Como afirmam Liang et al. (Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, v. 2015, 2015), os efeitos da acupuntura sobre o sistema imunológico podem ser as bases deste importante e milenar recurso terapêutico na prevenção e tratamento de muitas doenças.